quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Noticia

Oncologista explica transplante de Reynaldo Gianecchini e elogia: " ele tem uma reação muito positiva. é um exemplo para todos que convivem com a doença"

  O oncologista Daniel Tabak elogiou nesta segunda-feira o ator Reynaldo Gianecchini, que falou neste domingo com exclusividade ao Fantástico sobre sua luta contra um linfoma de células T. O médico explicou como é realizado o autotransplante de medula óssea, procedimento pelo qual Giane passará em dezembro:
- No tratamento contra os linfomas de modo geral, principalmente contra os linfomas T, a resposta eventual pode ser limitada pela resistência que algumas celulas têm ao tratamento convencional. Mesmo os pacientes que apresentam uma resposta excepcional não ficam totalmente curados se não forem aplicadas doses mais altas dos quimioterápicos. Essa dosagem maior se mostrou eficaz no caso de pacientes como ele, mas ela é tóxica para a fábrica do sangue, a medula óssea. Como podemos minimizar esse dano? Retiramos as células que produzem as células que produzem o sangue, as células-tronco. Elas podem ser filtradas, coletadas e armazenadas fora do corpo em condições especiais. Elas ficam congeladas para que o paciente receba doses altas de quimioterapia. O medicamento destrói o tumor, mas também destrói a medula óssea. Depois que a quimioterapia é aplicada, essas células (que estavam congeladas) são devolvidas para o corpo e podem reconstituir a medula óssea em quinze dias.
O oncologista explica que o sucesso do tratamento depende da natureza da doença, mas cerca de 60% dos pacientes ficam curados.
- A primeira etapa é fazer com que as células saiam da fonte do sangue, os ossos, principalmente dos da bacia. Elas são filtradas em uma máquina semelhante à de diálise. Esse procedimento dura em média três horas.
Depois, essas células são congeladas. Após a quimioterapia, são infundidas no corpo do paciente por um cateter. Tabak elogia o posicionamento otimista de Gianecchini e diz que ele se tornou um exemplo para pessoas que enfrentam a doença:

- Um dos aspectos mais importantes é acreditar que o tratamento será bem sucedido. É uma maneira muito positiva para atravessar as dificuldades e funciona também como um exemplo para todos que convivem com a doença. A atitude que ele está tomando é muito importante principalmente pela visibilidade que tem.

0 comentários:

Postar um comentário