quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Noticias


Gianecchini começa a quimioterapia nesta quinta-feira; ator colocará cateter

Ator está internado no hospital Sírio-Libanês e foi diagnosticado com câncer linfático
O ator Reynaldo Gianecchini começará a fazer quimioterapia nesta quinta-feira, 18, e colocará  um cateter para receber o medicamento, informa o hospital. Ele está internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi diagnosticado com câncer linfático.

"O ator Reynaldo Gianecchini Júnior, internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, teve seus exames concluídos que diagnosticaram o linfoma de células T.  Hoje o paciente será submetido ao procedimento de colocação de um cateter venoso central, pelo Prof. Raul Cutait, e iniciará o tratamento quimioterápico amanhã. O paciente continuará internado e segue sendo acompanhado pelas equipes coordenadas pelos profs. Drs. Yana Novis, Raul Cutait e David Uip.", diz o comunicado enviado pelo hospital.

Como funciona o cateter O oncologista Daniel Tabak, membro da Academia Nacional de Medicina, explicou ao EGOcomo funcionam os procedimentos pelos quais o ator Reynaldo Gianecchini vai se submeter nesta quarta e quinta-feira. Segundo Tabak, a colocação do cateter é uma rotina simples nesses casos e tem a função de facilitar a administração da quimioterapia nos pacientes.

“É um procedimento simples, que visa criar uma via permanente de acesso para a medicação. O cateter é um pequeno reservatório colocado sob a pele, normalmente na região abaixo da clavícula. Essa colocação é feita com anestesia local e leva menos de uma hora”, explicou o especialista que foi o responsável pelo tratamento da novelista Glória Perez, que também teve um linfoma não-Hodgkin. 

Quimioterapia Já sobre a primeira sessão de quimioterapia, a que o ator será submetido nesta quinta-feira, 18, o médico explicou que essa ação leva, em média, duas horas.

“Em geral, uma sessão de quimioterapia leva umas duas horas. Mas isso depende do tipo de drogas que são utilizadas e combinadas. Essa medicação só pode ser determinada depois que o subtipo de linfoma não-Hodgkin é especificado. A grande maioria atingem as células do tipo B, mas existe um percentual que ataca os linfócitos do tipo T”, explicou. Segundo o boletim médico, o linfoma de Gianecchini é nas células T.
O médico contou ainda que o mal-estar que normalmente acomete o paciente depois das sessões de quimioterapia já são minimizados com outras drogas.


“Hoje em dia o paciente tende a suportar melhor a quimioterapia. Tanto é que, normalmente, ela é uma atividade ambulatorial. O paciente recebe a medicação e pode retomar suas atividades. Sempre tomando alguns cuidados. Como essas drogas tendem a afetar a imunidade, é importante evitar grandes espaços ou aglomerações e ter um acompanhamento nutricional”, diz ele acrescentando ainda que as sessões são realizadas de três em três semanas.

“Tudo depende do tipo de programa definido pela equipe médica para atacar o câncer e da resposta que vai sendo obtida”, diz. 
  Daniel Tabak diz ainda que o tratamento contra o linfoma nao-Hodgkin costuma acarretar a queda de cabelo. “A queda ou não de cabelo depende do tipo de quimioterapia que é administrada, mas nos casos de não-Hodgkin, em algum momento, o tratamento vai determinar a queda de cabelo”, disse.  
No boletim médico anterior,  divulgado na última quinta-feira, 11, pelo hospital, foi afirmado que não previsão de alta para o ator. "O ator Reynaldo Gianecchini Jr. foi internado no Hospital Sírio Libanês apresentando aumentos dos gânglios na região do pescoço. Após exames inicias de biópsia, obteve-se o diganóstico inicial de linfoma não-Hodgkin. Seu estado geral é bom e não há previsão de alta", dizia a nota. 

Otimismo
Acompanhado de perto da mãe Heloisa, Giane se mostra confiante na cura, segundo o médico David Uip. "Eles está com muita fé e confiante, com uma postura otimista. Está sereno, o que é adequado para enfrentar o tratamento. É claro que ele precisa de privacidade, mas pede o apoio de todos", disse o infectologista. "Ele está com a postura de quem vai para um embate para ganhar."

Segundo Uip, o problema de saúde de Reynaldo Gianecchini começou a ser investigado depois que ele apresentou uma infecção e um processo alérgico após uma operação de hérnia. "Ele apresentou uma alergia e uma infecção que não tinha relação com a operação. Foi curada a erisipela, mas os gânglios (linfáticos) estavam aumentados. Achamos que os gânglios poderiam estar aumentados pela infecção, mas a biópsia em um destes gânglios apontou para o diagnóstico de linfoma."

O  ator está internado há cerca de duas semanas e teve seu problema detectado logo após uma reação alérgica e inflamatória depois de uma operação de hérnia realizada no dia 7 de junho.

'Estou pronto para a luta' Por meio de um comunicado da Central Globo de Comunicação, o ator confirmou o diagnóstico e pediu o apoio dos fãs.

“Após ser internado com suposto sintoma de faringite, foi diagnosticado um linfoma não-Hodgkin. Estão sendo realizados novos exames para especificação adequada. Estou pronto para a luta e conto com o carinho e amor de todos vocês", diz o ator na nota.

Após ser submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal em junho, Gianecchini uma reação infecciosa na perna e outra alérgica. Os gânglios não diminuíram, então os médicos teriam começado uma investigação mais profunda.

Entenda a doença O linfoma é um tipo de câncer do sistema linfático, que é formado por vasos muito finos e por gânglios que atuam na defesa do organismo. Pode ser classificado em dois grandes tipos: os Hodgkin atingem em sua maioria jovens e pessoas de meia-idade, e os não-Hodgkin, como o de Giannecchini, são 90% dos casos e atingem sobretudo pessoas com mais de 55 anos. Foi o caso também da presidente Dilma Rousseff e de Glória Perez.

Gianecchini estava em cartaz com a peça "Cruel", em São Paulo, que teve temporada cancelada. As produtoras do espetáculo, Selma Morente e Célia Forte, divulgaram um comunicado. "Comunicamos que a temporada da peça 'Cruel' está cancelada por tempo indeterminado, por motivo de tratamento médico do ator Reynaldo Gianecchini", diz a íntegra da nota.
 


Um comentário:

  1. oi meu amor tenha fé que DEUS e pai vai dar tudo serto vc vai sair desa e logo para continuar com sua lindo profição que vc tanto gosta e ser feliz a lado de quem vc ama e de que ama vc boa sorte anjo torso por vc fique com DEUS beijos ?

    ResponderExcluir