quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O que é Faringite ??

A faringite é uma inflamação da faringe (área da garganta que está situada entre as amígdalas e a laringe). A doença pode tanto ser o primeiro sintoma de um simples resfriado quanto de um problema mais grave, como uma virose chamada mononucleose, muito comum em crianças.
A faringite pode ocorrer em infecções virais (resfriado comum, gripe e mononucleose infecciosa) e em infecções bacterianas (faringite estreptocócica) e por doenças sexualmente transmissíveis (blenorragia, gonorréia, etc).
Os sintomas, que incluem a dor de garganta e a dor à deglutição, são semelhantes tanto na faringite viral quanto na bacteriana. Em ambas, a membrana mucosa que reveste a faringe pode estar discreta ou intensamente inflamada e recoberta por uma membrana esbranquiçada ou uma secreção purulenta. A febre, o aumento dos linfonodos do pescoço e o aumento da contagem de leucócitos no sangue caracterizam tanto a faringite viral quanto a bacteriana, mas podem ser mais pronunciados na forma bacteriana. Esta afecção frequentemente se estende também às amígdalas (tonsilas), denominando-se faringotonsilite.
A porta de entrada é a oral, pela saliva que as pessoas expelem ao falar, tossir, espirrar ou num beijo.

Classificação

A faringite pode ocorrer em infecções virais (resfriado comum, gripe e mononucleose infecciosa) e em infecções bacterianas (faringite estreptocócica) e por doenças sexualmente transmissíveis (blenorragia, gonorréia, etc).

Faringite Viral

Usualmente, não há secreção purulenta na garganta, febre baixa ou ausência de febre, contagem de leucócitos normal ou discretamente elevada, linfonodos normais ou discretamente aumentados, exame do swab da garganta negativo, ausência de crescimento de bactérias na cultura laboratorial.

Faringite Bacteriana

Secreção purulenta na garganta muito comum, febre leve a moderada, contagem de leucócitos no sangue discreta a moderadamente elevada, linfonodos discretamente a moderadamente aumentados, exame do swab da garganta positivo para a faringite estreptocócica, crescimento bacteriano na cultura laboratorial.

Os sintomas

Os sintomas característicos da doença são:
  • Irritação na garganta;
  • Febre;
  • Pus na garganta; (na bacteriana)
  • Dor de ouvido;
  • Dificuldade para engolir;
  • Presença de catarro amarelado, na garganta e nas vias respiratórias.
Alguns casos também envolvem vômitos e dor de cabeça.

0 comentários:

Postar um comentário